Florentinos o início.

Florentinos o início.

Podia ter começado este primeiro texto com um título mais refrescante e mais grandiosos, bem à moda dos Estates. No entanto não foi isso que me levou a construir este site, não foi a grandiosidade nem a ribalta.

Primeiramente devo confidenciar que este site foi uma ideia que me surgiu há algum tempo, por ver que na ilha das Flores, não havia um local onde pudéssemos exprimir as nossas ideologias mais genuínas, onde pudéssemos exprimir os nossos devaneios políticos, culturais, artísticos, desportivos, sociais, etc.

Com os desaparecimentos primeiro do Jornal ‘As Flores’ e depois ‘O Monchique’ (os que me recordo de ver, bem sei da existência de outros) e com o abrandamento inexplicável do ‘Fórum Ilha das Flores’, surgiu um vazio de informação, sobrando para contar a História e a opinião dos Florentinos as Redes Sociais.

Na minha opinião as Redes Sociais são um ótimo meio de comunicação, no entanto não devem ser o meio utilizado para albergar um sítio onde se pretenda acima de tudo discutir a ilha das Flores, respeitar as suas gentes e as suas opiniões.

Com isto quero convidar todos aqueles que realmente queiram participar de uma forma cívica, no futuro da ilha das Flores.

Há lugar para todas as opiniões, e para as mais diversas formas de opinar, desde a escrita, à pintura, à fotografia, ao vídeo.

Este lugar, não será um lugar restrito a uma só ideologia, quer seja política, religiosa, etc. As únicas ideologias que pretendemos ver honradas são o respeito pelas pessoas e o respeito pela Ilha da Flores.

O site está dividido em secções genéricas como ambiente, cultura, desporto, economia, política e sociedade. Para os autores que pretendem agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização temos o campo das crónicas.

Para além disso o site possui também uma aba para a agenda onde tentaremos ter todos os eventos a se realizar na ilha (aqui neste ponto será imprescindível a colaboração de todos, para que possa ser o mais completa possível).

Por fim, mas não menos importante teremos a aba “Zona J”, que será dedicada aos mais jovens, onde tentaremos, de uma forma dinâmica, apresentar conceitos básicos da sociedade, da cultura e da política.

Como não posso deixar de salientar, não sou a única pessoa a fazer parte da equipa que fez deste meu sonho, uma realidade. Quero agradecer a todas as pessoas que já fazem parte deste projeto, sem elas não teria sido possível iniciar este site.

Este site será a casa de todos aqueles que querem o bem da Ilha das Flores!

O verdadeiro motivo, para a construção deste site, foi o de devolver a voz às pessoas. Essas sim são os motores da nossa sociedade.

 

PS: A maior parte das fotografias de paisagem existentes no nosso site são da autoria do Sr. Frederic Fournier, bem-haja pela cedências das Fotografias

 

Sejam BEM-VINDOS

 

Perfil do Autor

Fábio Augusto Ribeiro Pereira Alves, nascido em 1988, natura da Freguesia de Azurém em Guimarães, com apenas alguns dias veio para a ilha das Flores, onde cresceu e integrou diversos grupos entre eles o Clube Desportivo Escolar Flores, o Agrupamento de Escuteiros 691, Grupo Desportivo Os Minhocas, Boavista Sport Clube.
 
Em 2007 sai da ilha das Flores, para iniciar a Licenciatura em engenharia Civil no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
 
Em 2013 iniciou o estágio no Município de Santa Cruz das Flores, onde atualmente se encontra a trabalhar.

Crónicas Geral Sociedade

Flores, 20 anos depois

Flores, 20 anos depois No dia em que escrevo, completam-se vinte anos desde que cheguei às Flores. Vinte e cinco horas de viagem no Golfinho Azul, partindo da Praia da Vitória, passando por Graciosa, São Jorge, Pico e Faial. No porão ia o meu Suzuki Samurai, carregado até mais não com coisas que achei essenciais. […]

LER MAIS
Distintos Florentinos Geral

PADRE INÁCIO COELHO

(1575-1643) Fundador do Convento de S. Boaventura   Nasceu em Santa Cruz das Flores por volta de 1575, filho de Mateus Coelho da Costa, Capitão-mor das Flores e do Corvo, e de sua primeira mulher, Catarina Fraga (por sua morte, ocorrida a  13 de Agosto de 1594, Mateus Coelho da Costa voltaria a casar, desta […]

LER MAIS
Cultura Geral Sociedade

Um acto simbólico

Centenário de Pedro da Silveira (1922-2022) A Eng. Manuela Meneses, da direcção da Casa dos Açores em Lisboa, inaugura a placa no prédio em que viveu Pedro da Silveira. A placa no prédio 14 da Rua Freitas Gazul, em Campo de Ourique, Lisboa. Presentes conversam sobre o homenageado. Manuela Meneses lê mensagem enviada por Luís […]

LER MAIS