“Histórias das Minhas Gentes #26”

Adicione aqui o texto do seu título

Esta época é sem dúvida uma altura que nos trás inúmeras memórias de infância. Recordamos a família e os amigos que já cá não estão. Esta história de hoje lembra me duas pessoas especiais da minha freguesia que já não estão entre nós, assim como uma tradição que se vai perdendo aos poucos.

Cantar o ano novo e fazer rondas pelos Reis Magos, em Ponta Delgada, não era algo com grande preparação e grandes ensaios. Alias as últimas duas que me lembro de saírem à rua começaram com conversa de café, de um grupo de amigos na Casa do Povo. Não vou falar de todos porque podia falhar me algum nome, por isso vou apenas homenagear duas pessoas: o meu padrinho José António Cabral (conhecido por "Cabral") e o José Maria Pereira (conhecido pelo "Parreira"). Quando uma ronda com aqueles dois entrava porta dentro, não havia sono que não espantasse, nem gente que não ficasse contagiado pela alegria, pela gargalhada, pela música alegre, pelas quadras improvisadas... até os Reis magos batiam palmas no presépio. Nessa última ronda, que ninguém previa acontecer na freguesia, lembro-me de ouvir de madrugada começarem a cantar fora da nossa porta e eu e a minha irmã acordamos sobressaltadas e dissemos quase ao mesmo tempo: xiii já comemos os chocolates todos!!!

Perfil do Autor

Nascida a 08 de maio de 1979, natural de Santa Cruz das Flores, fez ensino primário na freguesia de Ponta Delgada, ilha das Flores onde residiu durante a sua infância e juventude. Concluiu o ensino secundário na Escola Básica e Secundária da ilha das Flores. Foi subdiretora do Jornal As Flores entre o período de 2006 e 2007, assumindo depois o cargo de diretora do mesmo jornal entre o período de 2008 a 2012.

Atualmente é assistente técnica no Município de Santa Cruz das Flores, mediadora de seguros, colaboradora no jornal digital 9idazoresnews e correspondente da RTP/Açores.

Maria José Sousa

Nascida a 08 de maio de 1979, natural de Santa Cruz das Flores, fez ensino primário na freguesia de Ponta Delgada, ilha das Flores onde residiu durante a sua infância e juventude. Concluiu o ensino secundário na Escola Básica e Secundária da ilha das Flores. Foi subdiretora do Jornal As Flores entre o período de 2006 e 2007, assumindo depois o cargo de diretora do mesmo jornal entre o período de 2008 a 2012. Atualmente é assistente técnica no Município de Santa Cruz das Flores, mediadora de seguros, colaboradora no jornal digital 9idazoresnews e correspondente da RTP/Açores.

Crónicas Geral Sociedade

Flores, 20 anos depois

Flores, 20 anos depois No dia em que escrevo, completam-se vinte anos desde que cheguei às Flores. Vinte e cinco horas de viagem no Golfinho Azul, partindo da Praia da Vitória, passando por Graciosa, São Jorge, Pico e Faial. No porão ia o meu Suzuki Samurai, carregado até mais não com coisas que achei essenciais. […]

LER MAIS
Crónica da Fajãzinha Crónicas

“Crónica da Fajãzinha #11”

José Fernandes, Maria Avelar,Jacinto Avelar, Maria Fortuna, Francisco Fortuna, António Custódio, Fátima Custódio, Verónica Eduardo, Manuel Furtado, Rafaela Furtado, Ema Furtado, Lúcia Custódio, Armando Custódio, Lurdes Henriques, Maria P. Eduardo, Ana Silveira, Maria Olívia Corvelo, José Henriques Custódio, Sidónia Cordeiro, José A. C. Freitas, Nélia Freitas, Joana Freitas, Isilda Corvelo, Maria Corvelo, Serafina Eduardo, António […]

LER MAIS
Crónicas Histórias das minhas gentes

“Histórias das Minhas Gentes #47”

Duas histórias. Duas notas. Uma de 20 escudos, outra de mil escudos. Ainda morava na casa velhinha e a minha mãe parou na casa dos meus avós para nos levar para casa. Vinha exausta de assentar blocos na casa nova junto com o meu pai. Confiou-me uma nota de vinte escudos e disse: Maria, vai […]

LER MAIS