Balão com internet passa ao largo das Flores!

Adicione aqui o texto do seu título

(Actualização em 01/Fev/2021)

 

Um leitor atento (Buenos Aires, Argentina) chamou-me à atenção de que o balão HBAL484 não pertence ao projecto Loon.

A minha confusão deveu-se aos indicativos usados: no projecto Loon, que mencionei no artigo, os indicativos HBAL300´s ou HBAL200’s são utilizados nos balões visíveis através do Flightradar24 ou Radarbox, por exemplo, sobre o Brasil ou África, levando Internet de alta velocidade a zonas remotas do planeta. Não é o caso do HBAL484.

Então, que tipo de balão é o HBAL484?

O HBAL484 pertence a uma rede de balões da empresa norte-americana Raven Aerostar que realiza pesquisa em altitude em parceria com universidades, forças militares dos EUA, Google e a NASA, por exemplo. Faz parte de uma plataforma estratosférica e pode ser colocado em áreas de interesse numa ampla variedade de locais, podendo ser utilizado numa vasta gama de missões:

. reconhecimento, vigilância e inteligência;

. sistema de comunicações;

. alternativa a satélites;

. defesa militar;

. pesquisa.

 

De acordo com as informações que recolhi durante a minha pesquisa, baseada nestes novos dados, o HBAL484 poderá estar ao serviço da NASA.

O balão HBAL484 foi lançado nos EUA no dia 11 de Janeiro de 2021, divergindo para sueste, em direcção ao Porto Rico, e estava às 05h00 desta madrugada a somente 260 km a oeste da ilha das Flores, Açores.

Estes balões encontram-se a 65.000 pés (cerca de 20 km) de altitude, numa camada da atmosfera chamada estratosfera, onde as temperaturas são muito baixas (-51°C) e a pressão atmosférica é cerca de 50 hPa (a pressão atmosférica média ao nível do mar é de 1013 hPa)!

São feitos de material leve mas resistente porque a esta altitude, com o ciclo diurno, o calor do sol aquece o gás dentro do balão e a pressão interna aumenta expandindo-o. À noite, com o arrefecimento, a pressão diminui e o balão contrai.

Os ventos na estratosfera são estratificados, por camadas, com diferentes direcções e velocidades. As previsões do vento em altitude (Wind Charts Flight Level 650 – WC FL650) ajudam na decisão de fazer subir ou descer o balão de forma a que apanhe o fluxo do vento desejado e, à boleia deste, mantenha a rota correcta.

 

Link para visualização da trajectória junto ao grupo Ocidental dos Açores:

https://www.radarbox.com/data/flights/HBAL484/1527592090

Perfil do Autor

Nasceu em Santa Cruz das Flores, em 1979. Prossegue os estudos do secundário em S. Miguel onde frequentou, em simultâneo, o Conservatório Regional de Música de Ponta Delgada.
Entre 1998 e 2002 forma-se em Operador Meteorológico na Força Aérea Portuguesa, exercendo funções nas base aéreas de Sintra e Monte Real. Em 2002, integra o Instituto de Meteorologia (actual IPMA), sendo colocado no CMA Flores - aeroporto das Flores. Tira a licenciatura em Ciências Sociais com especialização em Psicologia Social. Entre 2011 e 2013 exerce no CMA Porto - aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em simultâneo, frequenta com sucesso os 1º e 2º anos da licenciatura em Direito.
Em fins de 2013 regressa às Flores, exercendo funções no CMA Flores - aeroporto das Flores, como técnico superior na área da Observação em Meteorologia Aeronáutica.
É administrador da página Meteo a Ocidente na rede social Facebook.

Bruno Correia

Nasceu em Santa Cruz das Flores, em 1979. Prossegue os estudos do secundário em S. Miguel onde frequentou, em simultâneo, o Conservatório Regional de Música de Ponta Delgada. Entre 1998 e 2002 forma-se em Operador Meteorológico na Força Aérea Portuguesa, exercendo funções nas base aéreas de Sintra e Monte Real. Em 2002, integra o Instituto de Meteorologia (actual IPMA), sendo colocado no CMA Flores - aeroporto das Flores. Tira a licenciatura em Ciências Sociais com especialização em Psicologia Social. Entre 2011 e 2013 exerce no CMA Porto - aeroporto Francisco Sá Carneiro. Em simultâneo, frequenta com sucesso os 1º e 2º anos da licenciatura em Direito. Em fins de 2013 regressa às Flores, exercendo funções no CMA Flores - aeroporto das Flores, como técnico superior na área da Observação em Meteorologia Aeronáutica. É administrador da página Meteo a Ocidente na rede social Facebook.

Crónicas Geral Sociedade

Flores, 20 anos depois

Flores, 20 anos depois No dia em que escrevo, completam-se vinte anos desde que cheguei às Flores. Vinte e cinco horas de viagem no Golfinho Azul, partindo da Praia da Vitória, passando por Graciosa, São Jorge, Pico e Faial. No porão ia o meu Suzuki Samurai, carregado até mais não com coisas que achei essenciais. […]

LER MAIS
Distintos Florentinos Geral

PADRE INÁCIO COELHO

(1575-1643) Fundador do Convento de S. Boaventura   Nasceu em Santa Cruz das Flores por volta de 1575, filho de Mateus Coelho da Costa, Capitão-mor das Flores e do Corvo, e de sua primeira mulher, Catarina Fraga (por sua morte, ocorrida a  13 de Agosto de 1594, Mateus Coelho da Costa voltaria a casar, desta […]

LER MAIS
Cultura Geral Sociedade

Um acto simbólico

Centenário de Pedro da Silveira (1922-2022) A Eng. Manuela Meneses, da direcção da Casa dos Açores em Lisboa, inaugura a placa no prédio em que viveu Pedro da Silveira. A placa no prédio 14 da Rua Freitas Gazul, em Campo de Ourique, Lisboa. Presentes conversam sobre o homenageado. Manuela Meneses lê mensagem enviada por Luís […]

LER MAIS